

COLETA, ORGANIZAÇÃO e COMPARTILHAMENTO
Business Intelligence (Inteligência de Negócio ou Inteligência Empresarial) refere-se ao processo de extração, estruturação, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um método (composto de técnicas e ferramentas) para auxiliar na transformação de dados brutos em informações importantes e uteis a fim de analisar o negócio. As soluções de BI são capazes de tratar uma grande quantidade de dados desestruturados para ajudar a identificar, desenvolver e até mesmo criar uma nova oportunidade de estratégia de negócios.
O BI pode ser usado para ajudar na decisão de uma grande variedade de negócios variando do operacional ao estratégico. Em todos os casos, o BI é mais efetivo quando combinado a dados procedentes do mercado em que uma companhia opera (dados externos) com dados de fontes internas da companhia para os negócios, como dados financeiros ou operacionais (dados internos).
Abaixo relacionamos alguns dos sistemas que fornecem dados e informações para uma solução de BI:
-
ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial;
-
CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente;
-
BPM – Gerenciamento de Processos de Negócio.
O desenho e a implementação de uma solução de BI deve levar em consideração:
-
Metas: Determina as propostas de curto e médio prazos do solução;
-
Base: Extração das informações atuais e suas características;
-
Custos e Riscos: Estimativa financeira e impactos da solução de BI;
-
Clientes e Stakeholder: Áreas beneficiadas com a solução;
-
Métricas: Requerimentos de informação e regras definidas;
-
Mensuração: Método ou procedimento para determinar a melhor ou aceitável maneira de medir os requerimentos definidos nas métricas;
-
Resultados: A solução de BI deve ser monitorada para assegurar que os objetivos estão sendo alcançados. Ajustes no programa podem ser necessários.