top of page

Processos - Conceitos e Definiçõs

  • @Messias Teixeira
  • 24 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

DEFINIÇÕES:

Processo é o conjunto de recursos e atividades distribuídas em uma sequência lógica que pegam insumos (imput´s) e os transformam com a finalidade de produzir informações, produtos ou serviços (output´s), de acordo com as normas da organização. Durante esta transformação adicionamos valor aos insumos e, assim, asseguramos a qualidade do que é produzido.

Para definirmos quais os insumos a serem usados devemos identificar prioritariamente os requisitos do negócio do cliente, ou seja, a necessidade ou expectativa dos usuários dos serviços.


Insumo é a combinação de todos os fatores de produção, diretos (matérias-primas) e indiretos (mão-de-obra, energia, tributos), que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços.

Os insumos passam por transformações por meio de soluções tecnológicas, treinamento, instalação de serviço entre outros. O intuito é atender aos anseios dos clientes, e com isso, alcançar a plena satisfação dos mesmos.


Um processo eficiente é aquele que utiliza o mínimo de recursos para obter o resultado final (isso significa fazer da melhor maneira).

Um processo eficaz é aquele que produz exatamente aquilo que seus clientes desejam (Isso significa fazer a coisa certa).

A maioria das coisas que fazemos ou nas quais nos envolvemos é um processo ou esta inserido em um.

Existem macroprocessos, também chamados de grupamento de processos, que representam, muitas vezes, a própria natureza da empresa. Os macroprocessos envolvem mais de uma função da organização e sua operação tem impacto significativo nas demais.

Outros processos são tão simples e pequenos, que representam uma rotina diária.

Os macroprocessos são subdivididos em processos que são as principais unidades de estudo.

Os processos são constituídos de um determinado número de atividades. Essas atividades são as responsáveis em agregar valor aos insumos que deram entrada nesse processo.


TIPOS DE PROCESSOS:


Os processos, quanto aos seus objetivos, são subdivididos em processos de negócios e processos de apoio.

  • Processos de Negócio: São aqueles que caracterizam a atuação da organização e que são apoiados por outros processos internos, resultando em serviço que é recebido por um cliente externo.

  • Processos de Apoio: Geralmente produzem resultados imperceptíveis para os clientes externos, mas são essenciais para a gestão efetiva da organização. Viabilizam os funcionamento dos vários subsistemas da organização, garantindo o suporte adequado aos processos principais. ex.: Limpeza e conservação.


INDICADORES DE DESEMPENHO:


Os indicadores de desempenho sãos ferramentas básicas para o gestor e fornecem informações essenciais para o processo de tomada de decisão.

Um indicador pode ser utilizado para medir diferentes resultados e é formado por alguns elementos que lhe darão sentido, tendência e relevância.

É um valor quantitativo realizado ao longo do tempo que nos leva a obter informações sobre características, atributos e resultados de um produto, serviço, sistema ou processo. Ele quantifica a eficiência e a eficácia das atividades.


Elementos dos Indicadores de Desempenho:

  • Índice: Valor numéricos, ou seja, uma relação numérica em um determinado período de tempo;

  • Fórmula: Demonstra como o índice foi alcançado, estabelecendo uma razão de tempo, volume satisfação, etc.;

  • Meta: É um índice negociado pelos gestores, a ser alcançado num período de tempo pré-fixado. Constituídas de objetivo, valor e prazo. (devem ser desafiadas, mas não devem ser impossíveis de se alcançar;

  • Referencial Comparativo: Nenhum índice pode ser considerado bom ou ruim sem que seja comparado com outros, como o índice do líder do mercado ou a média do setor.


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page